Notícias

SERTÃO CEARENSE CRIA CONCILIAÇÂO FAMILIAR

PorangaCE

A cidade de Poranga (CE) junta-se ao time de frente de cidades avançadas no desenvolvimento de mecanismos para a conciliação famliar.

Juiz cria Núcleo de Conciliação Prévia na Comarca de Poranga (CE)

O juiz Gonçalo Benício de Melo Neto instituiu, por meio da Portaria nº 02/2012, o Núcleo de Conciliação Prévia da Vara Única e do Juizado Especial Cível da Comarca de Poranga (CE). O objetivo é dar celeridade à tramitação dos processos que envolvem divórcio, alimentos, união estável, investigação de paternidade, entre outros.

O Núcleo tem caráter permanente e as audiências serão realizadas mensalmente, pelo menos uma vez por semana. De acordo com a portaria, o órgão identificará os processos cuja instrução ainda não tenha sido iniciada e nos quais seja possível promover a conciliação entre as partes. O trabalho será feito juntamente com a Secretaria Judiciária da Vara.

No documento, o magistrado considera “a necessidade de se consolidar uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de conflitos”. Destaca ainda que a conciliação e a mediação são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios.

Juizado criminal – O juiz Gonçalo Benício de Melo Neto também instituiu o Núcleo do Juizado Especial Criminal. A iniciativa, determinada por meio da Portaria nº 03/2012, visa facilitar a tramitação dos feitos oriundos do Juizado, especialmente os Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs).

Do TJCE

PrintEmail

ESTUDANTES AMERICANOS TORNAM-SE MEDIADORES CERTIFICADOS

Doze estudantes de Cambridge e um de Newton receberam certificados da Polícia de Cambridge, após completar 20 horas de treinamento para se tornarem mediadores certificados de estudantes.

Esses alunos são treinados para realizar mediações, e seu trabalho irá ajudar a reduzir as lutas e as perturbações na sala de aula, no refeitório e fora da escola, de acordo com um comunicado de imprensa da polícia de Cambridge.

O comissário Robert Haas participou da conclusão do Treinamento de Orientação da Mediação dos estudantes das escolas Cambridge Rindge e Latina School.

A mediação é uma forma das pessoas para resolver seus problemas conversando. Quando as pessoas participam de sessões de mediação são capazes de expressar o seu lado da história em um ambiente confidencial, sem ser julgado.

Desde 2007, o Programa de Mediação de Estudnates da Cambridge Rindge e Latin School tem sido eficaz em mais de 95 por cento dos casos a que têm sido referidas. O Treinamento de Orientação da Mediação é focado no desenvolvimento de habilidades de ouvir, lidar com os partidos com raiva e fazer perguntas abertas para entender e promover a criação de um acordo equilibrado entre as duas partes.

Para mais informações sobre Mediação de Cambridge Public School District do Programa, entre em contato com Chandra Bancos em 1-617-217-8106 (EUA)

 

fonte: Cambridge Local - EUA
Postado 03 de julho de 2010 @ 10:12
Cambridge - EUA

PrintEmail

FORUNS DE SP TERÂO SERVIÇO DE CONCILIAÇÂO

Saiu o provimento que institui a Conciliação nos foruns do Estado de São Paulo.

Ele será usado tanto para direito patrimonial como tamtem para as questões familiares.

Os pais estão animados, em particular com o artigo 4, parágrafo 3, que indica que se as partes não tiverem bom senso, o Juiz poderá ter, encaminhando as partes ao Setor de Conciliação logo na petição inicial.

Espera-se assim que os juízes tenham o bom senso de determinar

Continue Reading

PrintEmail