Sexualidade

DIZER A VERDADE AOS FILHOS: UM GUIA PARA OS PAIS

Compenetra-te da tua homossexualidade antes de dizeres a verdade aos teus filhos. Isto é fundamental. O pai que se sinta negativamente para com a sua homossexualidade ou tenha vergonha dela tem maiores probabilidades de que os filhos também reajam de forma negativa. O pai deve criar um quadro de aceitação aceitando ele primeiramente. Se somente disser a verdade aos
filhos quando se sentir estável e confortável, é provável que seja uma experiência positiva para todos.

Os filhos nunca são novos demais para saberem a verdade. Somente conseguirão absorver aquilo de que sejam capazes de compreender. Utiliza palavras apropriadas para a idade do teu filho. Podem ser acrescentados mais pormenores à medida que eles forem crescendo.

Discute o assunto com os teus filhos antes que eles saibam ou suspeitem. Quando os filhos descobrem a orientação sexual do pai por outra pessoa, ficam freqüentemente transtornados por o pai não ter confiado nele O suficiente para partilhar a informação com eles. É muito difícil para os filhos iniciarem o assunto e nunca o trarão "à baila" mesmo que o queiram fazer.

O dizer a verdade dever ser planejado. Os filhos não devem descobrir a homossexualidade do pai por "azar", acidentalmente ou durante uma discussão entre os pais.

Conta a verdade num local calmo onde as interrupções não sejam susceptíveis de acontecer.

Informa. Não confesses. O acto de dizer a verdade não deve ser pesado e receoso, mas positivo e sincero. Informar de maneira simples, natural e com os factos é mais provável de ter uma mais rápida aceitação por parte dos teus filhos. Se possível discute ou ensaia o que dirás aos teus
filhos com alguém que já tenha passado pelo mesmo.

Informa os teus filhos que o teu relacionamento com eles não mudará pelo facto de seres homossexual. O assumires a tua homossexualidade somente te tornará mais honesto. Os teus filhos poderão necessitar que lhes assegures que és a mesma pessoa que antes. Os filhos mais novos poderão precisar que lhes assegures que ainda continuas a ser o seu pai.

Prepara-te para perguntas como as em baixo e sabe que respostas dar:

Por que é que me contas isto?
Porque a minha vida pessoal é muito importante e quero partilhá-la convosco. Não tenho vergonha de ser homossexual e vocês também não devem ter vergonha de mim.

O que é que quer dizer ser homossexual?
Significa sentir-me atraído por outro homem de modo a me apaixonar por ele e exprimir esse amor de forma física e sexual.

O que é que faz de uma pessoa homossexual?
Ninguém sabe, embora existam muitas teorias (Esta pergunta pode ser uma maneira de o teu filho te estar a perguntar se também ele poderá ser homossexual).

Também serei homossexual?
Nunca serás homossexual pelo fato de eu o ser. Não é contagioso e não parece ser hereditário. Serás aquilo que tiveres que ser.

Não gostas de mulheres? (O teu filho poderá estar a perguntar: "Não gostas da mãe?" ou "Odeias a mãe?". Se esta pergunta for feita por uma filha também poderá significar: "Não gostas de mim?" ou "Odeias-me?")
Eu gosto de mulheres mas não me sinto física, sexual e romanticamente atraído por elas como me acontece com os homens.

O que devo contar aos meus amigos sobre isso?
Muitas pessoas poderiam não compreender, por isso é melhor manter as coisas na família. Podes discutir o assunto comigo sempre que quiseres. Se quiseres contar a um amigo íntimo, vai em frente e experimenta. Mas prepara-te, pois o teu amigo pode não o aceitar e pode contar a outros. Tens de estar preparado para essas possibilidades. Se contares a alguém diz-me depois como se passaram as coisas.

----------
© 1990 Lexington Books - Tradução de JJLP

http://aphm.no.sapo.pt/paishomo.html#PAISHOMO

Imprimir Email