FAQs - Síndrome Alienação Parental

COMO PARAR A AVÓ DE POR O NETO CONTRA O PAI?

Avó materna dificulta retorno do neto ao pai após o falecimento da mãe.


Depois do falecimento da ex-esposa, o pai travou uma verdadeira guerra judicial com a avó materna e conseguiu a guarda do filho. O filho tem 13 anos e mora com ele há cinco anos, e passa as férias com a avó materna. Porém sempre notamos que a criança volta para casa com um comportamento inadequado, apesar de tudo voltar ao normal após um tempo.

No retorno dessas férias, a avó disse que o menino não queria mais morar com ele e que não o mandaria de volta. Tentou-se falar com o meu enteado, mas ela só deixou ele atender o telefone uma única vez e ele dizia que não queria mais morar com o pai.

O pai teve de faltar dois dias de trabalho para ir buscar o menino e ainda ouvir insultos e acusações da ex-sogra.

O que poderia ser feito nesse caso? A avó pode ser proibida de ter o neto nas férias?

Resposta

Tendo o filho 13 anos, o pai precisa ter um pouco mais de tato para resolver a questão.

Primeiro ele deve ir buscar a criança e tentando registrar o que acontece. Se possível, depois que ele conseguir trazer o filho, o pai deve buscar o auxílio de uma psicóloga para avaliar os motivos do filho passar a repudiar a sua companhia, ao retornar da visita da avó.

Com o laudo da psicóloga, se ela constatar que está acontecendo o alegado, o pai deve ajuizar uma ação, com o pedido de procedimento que a psicóloga indicar como adequado.

Este pedido não será necessariamente a suspensão das visitas. As vezes, uma advertência já é suficiente para que que a avó deixe de colocar o menor contra o pai, ou uma determinação para que a avó realize um tratamento psicológico.

Enfim, um psicólogo poderá ajudar vocês a buscarem o que é melhor a ser feito neste caso especifico. Se tiverem a oportunidade de buscar o auxílio de um psicólogo antes do ajuizamento da ação é melhor. Se não for possível, o psicólogo do fórum vai fazer esta análise.

Imprimir Email